Blog categories

Comments

Tribunais da Justiça do Trabalho são premiados pelo CNJ por excelência e qualidade

No total, 21 tribunais da Justiça do Trabalho foram homenageados com o Prêmio CNJ de Qualidade

O Tribunal Superior do Trabalho e 20 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) foram agraciados nesta segunda-feira (25) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Prêmio CNJ de Qualidade durante o XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário. O Prêmio avaliou critérios relacionados a três eixos temáticos (governança, produtividade e transparência e informação) dos 90 tribunais brasileiros.

A novidade deste ano foi a premiação “Melhor do Ano 2019”, que identificou os tribunais que se destacaram em cada segmento de Justiça. Na Justiça do Trabalho, o TRT da 15ª Região (Campinas/SP) conquistou o prêmio pelo desempenho em todos os eixos temáticos. A conquista do prêmio nessa categoria exige que o tribunal obtenha, no mínimo, 60% da pontuação relativa. Os tribunais superiores não concorreram.

Premiados

Conforme a pontuação obtida, os tribunais foram divididos em três categorias: Diamante, Ouro e Prata. A categoria Diamante premiou os TRTs da 11ª Região (AM/RR) e da 15ª Região (Campinas/SP). No selo de ouro, foram premiados os TRTs da 3ª Região (MG), da 6ª Região (PE), da 8ª Região (PA/AP) e da 9ª Região (PR), além dos TRTs da 12ª Região (SC), da 13ª Região (PB), da 18ª Região (GO) e da 22ª Região (PI).

Na categoria Prata, 10 tribunais foram premiados: TRTs da 1ª Região (RJ), da 2ª Região (SP), da 4ª Região (RS), da 5ª Região (BA), da 10ª Região (DF/TO), da 14ª Região (RO/AC), da 16ª Região (MA), da 17ª Região (ES), da 19ª Região (AL) e da 21ª Região (RN).

Tribunal Superior do Trabalho foi agraciado com o selo ouro.

Confira a lista dos vendecores.

O Prêmio

Instituído pela Portaria CNJ n° 88 de 28 de maio de 2019, o Prêmio CNJ de Qualidade visa estimular os tribunais brasileiros na busca de excelência na gestão e planejamento; na organização administrativa e judiciária; na sistematização e disseminação das informações; e na produtividade, sob a ótica da prestação jurisdicional. O Prêmio substitui a premiação anterior do CNJ, chamada Selo Justiça em Números, que havia sido criada em 2014, estabelecendo algumas mudanças na forma de avaliação dos dados e na sistemática de premiação.

Para mais informações, acesse a Cartilha Prêmio CNJ de Qualidade. O documento apresenta informações mais detalhadas sobre as categorias da premiação, a metodologia utilizada e a pontuação exigida em cada categoria.

Encontro Nacional

Ministro Dias Toffoli (Agência CNJ)

O Encontro Nacional do Poder Judiciário de 2019, realizado nos dias 25 e 26/11, tem como objetivo a aprovação das Metas do Poder Judiciário para o ano de 2020 e dos Macrodesafios do Poder Judiciário para o período 2021 a 2026, recebendo a presença dos tribunais brasileiros de todos os ramos do Poder Judiciário. Além disso, tem a participação de membros de associações e de representantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e Estatística.

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do CNJ e do STF, ministro Dias Toffoli, que na ocasião ressaltou que a “Justiça do Trabalho fundamental num país ainda, infelizmente, tão desigual”. O ministro disse ainda que, neste contexto em que é questionada, a Justiça do Trabalho deve ser defendida, fala que foi bastante aplaudida pelos presentes. Em seguida, o ministro fez a conferência com o tema “Avanços do Poder Judiciário e seus novos desafios”.

Com informações do CSJT e Agência CNJ