Blog categories

Comments

Treinamento no último dia do Coleprecor em Cuiabá fala sobre Liderança 4.0

A importância de gerir pessoas para aumentar e melhorar os resultados foi o foco da oficina Liderança 4.0, realizada no encerramento do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs, em Cuiabá (MT). O tema foi tratando pelo professor e coach João Dornelles.

Conforme destacado pelo instrutor, engajar pessoas é um dos maiores desafios das organizações na atualidade, seja na área privada ou pública. Essas dificuldades se acentuam diante do contexto de evolução tecnológica e também da convivência de várias gerações em conjunto.

Veja o álbum de fotos

Diferentemente do vivenciado em outras épocas, “sucesso no novo mundo é ser feliz”. Justamente por isso, os líderes precisam encontrar novas maneiras de engajar. Para isso, mais do que apenas o ponto de vista financeiro, é importante conhecer os sonhos e objetivos das pessoas e alinhar essas questões no contexto dos objetivos estratégicos das organizações.

As pessoas sabem a importância do trabalho que realizam e conhecem o impacto dele na sociedade? Essas são questões que um líder 4.0 precisa trabalhar, destacou o instrutor. Dornelles também falou sobre a importância do gestor conhecer os perfis comportamentais de cada pessoa com quem trabalha para poder lidar melhor com cada um.

Mais do que isso, o professor lembrou que ser líder é desenvolver pessoas para que elas alcancem seus potenciais. “Não é só gerir pessoas, mas também ensiná-las”, disse ele. Ao citar pesquisas na área, apontou que as organizações que mais se destacam no mundo são aquelas que tem pessoas engajadas. “São aquelas que amam o que fazem, entendem o papel dela na organização e no mundo”. Nesse sentido, é preciso investir e mostrar o quanto as pessoas são importantes.