Blog categories

Comments

Nova diretoria do Coleprecor é eleita para gestão 2022/2023

A nova diretoria do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) foi eleita, por aclamação, nesta terça-feira (26), na 7ª reunião ordinária, ocorrida de forma telepresencial. A solenidade de posse será realizada no último encontro do ano, que deverá ser híbrido e ocorrer no dia 24 de novembro, em Goiás. A nova diretoria para a gestão 2022/2023 será composta pelos desembargadores Marcello Maciel Mancilha, presidente do TRT da 17ª Região (presidente); Ana Paula Pellegrina, corregedora do TRT da 15ª Região (vice-presidente) e Daniel Viana Júnior, presidente do TRT da 18ª Região (secretário-geral).

“Agradeço por este ano que tínhamos tantos planos de reconstrução e retomada, além de uma atuação mais próxima aos colegas, mas não foi possível, em decorrência da pandemia. Mesmo assim, foi um ano de aprendizado, de troca de experiências e convívio fraterno e enriquecedor. Agradeço, também, aos colegas desembargadores Amarildo de Lima e Dalila Andrade, pela companhia na diretoria. Faço votos de uma gestão de muito êxito e sucesso à nova diretoria”, destacou o presidente do Coleprecor, desembargador Leonardo Trajano.

Por sua vez, o desembargador Amarildo de Lima, vice-presidente do Coleprecor, enfatizou o sentimento de gratidão diante do trabalho feito ao longo dos últimos dois anos. “Desejo aos colegas que tomarão posse pleno êxito e digo que é um trabalho de entrega, mas muito gratificante”, comentou. Já a desembargadora Dalila, secretária-geral do Colégio, agradeceu a todos pela companhia, paciência e confiança no trabalho da diretoria em um ano tão desafiador. “Ao mesmo tempo, desejo todo o sucesso para a nova gestão e tenho certeza de que farão um trabalho excepcional, pois todos têm competência e experiência de sobra”, concluiu.

O desembargador Marcello Mancilha, eleito para ser o novo presidente do Coleprecor, afirmou ser grato pela confiança nele depositada. “Espero corresponder às expectativas e espero que logo possamos retomar os encontros presenciais para compartilhar o espírito de boas ideias e práticas do Colégio”, pontuou. Já a desembargadora Ana Paula Pellegrina, que atuará no cargo de vice-presidente, salientou que 2022 será um ano de reconstrução. “O próximo ano não será fácil e temos novas lutas e muitas conquistas a fazer. Agradeço por estar ladeada por dois grandes magistrados”, comentou.

 

Por fim, o desembargador Daniel Viana, que será secretário-geral do Coleprecor, enfatizou a condução da atual gestão em face de um momento tão desafiador. “Estamos, ainda, em uma fase de transição. Agradeço a confiança e o apoio de todos. Tenho orgulho da Justiça do Trabalho e em termos um órgão que concentra e irmana todos os tribunais”, disse.

 

Metas da JT para 2022

 

Além da eleição para a nova diretoria, outro tema marcou a 7ª reunião ordinária do Coleprecor, provocando ampla discussão. Foram as propostas de Metas da Justiça do Trabalho para 2022, que deverão ser apresentadas durante o Encontro Nacional do Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no final deste ano.

O presidente do Colégio e do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Leonardo Trajano, explicou que as propostas apresentadas devem passar pela avaliação e aprovação dos integrantes do Coleprecor. “Este é o momento de debater, apreciar e aprovar as propostas que serão levadas ao encontro do CNJ”, afirmou.

Em seguida, a desembargadora Luciane Storel, do TRT da 15ª Região, e o assessor de Governança e Gestão Estratégica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Ivan Bonifácio, iniciaram a apresentação das propostas de metas da JT para 2022. Das metas apresentadas, as que foram o foco de debate durante a reunião foram: Meta 1 (julgar mais processos que os distribuídos), Meta 5 (reduzir a taxa de congestionamento) e a Meta 9 (integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário).

Além disso, duas novas metas propostas pelo CNJ também passaram pela avaliação dos membros do Coleprecor: promover os direitos da criança e do adolescente e a transformação digital no Poder Judiciário. O juiz Fabiano Pfeilsticker, que atua no PJe desde 2012, contribuiu para o debate relacionado ao Juízo 100% Digital e a implantação do Códex, itens que deverão integrar a meta da transformação digital.

“Avançar nas discussões de metas propostas ao CNJ reflete a Justiça do Trabalho, que tem respondido a sociedade de maneira efetiva e positiva, trazendo bons serviços, dedicação e compromisso. Isso só é possível devido ao desempenho dos magistrados e servidores”, destacou a desembargadora Luciane Storel.

 

Coleprecor

O Coleprecor é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelos presidentes e corregedores dos TRTs, além do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho.  

Entre os objetivos da organização, estão a integração dos TRTs de todo o território nacional, a intermediação das relações entre a Justiça do Trabalho e os poderes constituídos e o estudo de forma aprofundada de temas jurídicos e de questões judiciais de repercussão. 

 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13