Na manhã desta quarta-feira, 16/2, antes de ser empossado como corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro do TST Guilherme Augusto Caputo Bastos interagiu com presidentes e corregedores dos tribunais trabalhistas na primeira reunião do ano do Coleprecor, enfatizando o incansável trabalho de seu antecessor, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que não deixou nenhum processo pendente em meio a tantas dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus no desenvolvimento da missão da Corregedoria-Geral.
Caputo Bastos salientou que o corregedor não pode ser confundido com uma figura inquisidora e sim, deve exercer seu papel calcado na solidariedade, diálogo e parceria. “É nesse ambiente que espero conduzir o período de minha administração como corregedor-geral da Justiça do Trabalho”. Ele anunciou como integrantes de sua equipe os juízes auxiliares Rafael Palumbo e Ricardo Georges Affonso Miguel; e as servidoras Jurema Costa de Oliveira Silva (diretora da secretaria da Corregedoria) e Janice Alcantara da Rocha (chefe de gabinete).
O ministro citou ainda os avanços obtidos pelo grupo de precatórios e alguns projetos de grande envergadura implantados na Justiça do Trabalho, como o Garimpo e o Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, chamado de Plataforma WikiVT, capitaneado atualmente pelo TRT-15 (Campinas/SP), por meio da corregedora, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, vice-presidente do Coleprecor. “Esse projeto é sensacional e vamos desenvolver também iniciativa semelhante para o segundo grau de jurisdição”, afirmou Caputo Bastos.
Para o ministro, a sociedade ainda vivencia uma situação emergencial que demanda preocupação, mas a Justiça do Trabalho se reinventou na pandemia. “A JT deu exemplo de amor à Pátria, em todas as iniciativas que envolveram o funcionamento do Poder Judiciário”. Segundo Caputo Bastos, há necessidade de evolução, com o retorno ao normal quando for possível, sem, no entanto, comprometer a saúde de todos. O ministro encerrou sua participação na reunião do Coleprecor agradecendo a oportunidade que lhe foi dada e acolhendo votos para uma gestão auspiciosa manifestados por diversos magistrados.
Vice-presidente do Coleprecor, desembargadora Ana Paula Lockmann, corregedora regional do TRT-15, cumprimentou o ministro corregedor eleito e se colocou à disposição para o desenvolvimento de projetos na Plataforma WikiVT
Perspectiva orçamentária
Finalizando a agenda da 1ª Reunião Ordinária do Coleprecor do ano, a secretária de Orçamento e Finanças do CSJT, Kátia dos Santos Silva, abordou as perspectivas orçamentárias para o ano de 2022 na Justiça do Trabalho.