Blog categories

Comments

Justiça do Trabalho vai uniformizar procedimentos para agilizar prestação jurisdicional

Um manual único que conterá os principais procedimentos para o desempenho de atividades judiciais nas varas do trabalho. Esse é o projeto Wiki Nacional, coordenado pela Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Composto por fluxogramas produzidos com base em boas práticas de 23 TRTs do país, o manual será eletrônico, podendo ser constantemente atualizado e aperfeiçoado. Com esse instrumento, espera-se que servidores e magistrados que atuam na varas do trabalho de todo o Brasil possam ter acesso de forma facilitada a métodos de trabalho bem sucedidos, e que passem a adotá-los, visando obter agilidade e eficiência na solução de processos.

Gestão orçamentária e gestão de pessoas

O compartilhamento de informações entre os tribunais também resultou em outro projeto importante: o Portal de Administração Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho. A novidade está relacionada ao SIGEO – Sistema Integrado de Gestão Orçamentária da Justiça do Trabalho, ferramenta originária do TRT da 20ª Região, que já vem sendo utilizada para padronizar os meios de administração de recursos orçamentários, possibilitando que tudo seja feito on-line.

Com o novo portal, gestores poderão acompanhar com mais facilidade o andamento da execução orçamentária, acessando saldos e empenhos, e fazendo uso de painéis, gráficos e tabelas. “A comunicação será feita diretamente com o Ministério do Planejamento, em tempo real”, explica Mácia Lovane, secretária-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Também com o objetivo de manter informações on-line, disponibilizadas de forma intuitiva e facilitada, está o SIGEP – Sistema de Gestão de Pessoas, que teve origem no TRT da 2ª Região e vem sendo expandido aos demais TRT do país. A ferramenta unifica dados de magistrados e servidores, disponibilizando em um único local informações como qualificações, remuneração, dados pessoais e funcionais, entre outras.

Essas iniciativas de padronização foram debatidas durante esta sexta-feira (15) – último dia da reunião do Coleprecor em Aracaju-SE. Para o desembargador Thenisson Dória, presidente do TRT-20, órgão que sediou o encontro, o compartilhamento de informações é o caminho para a administração eficiente. “A Justiça do Trabalho tem que estar cada vez mais unida”, afirmou.

O projeto Wiki Nacional foi encaminhado à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para ser analisado.