Blog categories

Comments

Ferramenta de Business Intelligence auxilia TRT10 nos trabalhos de corregedoria

A experiência do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) com o emprego de ferramenta de Business Intelligence (BI) nas ações de corregedoria foi apresentada, nesta terça-feira (25), aos membros do Coleprecor, que estão reunidos em Brasília para debater boas práticas e assuntos de interesse comum aos TRTs.

Segundo a corregedora do TRT10, desembargadora Maria Regina, a ferramenta empregada pelo regional é muito importante, pois facilita o gerenciamento das unidades judiciais para o alcance de melhores índices.

Entre os aspectos positivos estão a qualidade dos dados, o auxílio para a tomada de decisões, a antecipação de crises e mesmo a maior agilidade na identificação de erros.

O diretor da Divisão de Estatística e Pesquisa do Tribunal, Nilton Lacerda, explicou que a ferramenta é capaz de reunir informações constantes de diferentes bases de dados com o objetivo de proporcionar tratamento específico e customizado para atender as necessidades dos usuários.

Entre os filtros possíveis, estão os que permitem a análise pormenorizada dos prazos para a prolatação de sentença e de informações individualizadas por magistrado. Segundo o secretário-Geral Judiciário do TRT10, Marco Aurélio, merece destaque também o módulo de simulação, a partir do qual o usuário pode fazer projeções estratégicas para o impacto positivo nos dados segundo o iGest, criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

Business Intelligence

Ferramentas BI são tipos de softwares que coletam e processam grandes quantidades de dados de um ou mais sistemas. Elas auxiliam na preparação de dados para análises, possibilitando a criação de relatórios e painéis de visualização. Os resultados permitem acelerar e aprimorar a tomada de decisões e aumento da eficiência, revelando-se importantes instrumentos de gestão.

Vários outros Tribunais também estão empregando essas ferramentas. Em abril, as experiências dos TRTs da 5ª e da 9ª região (Bahia e Paraná) também foram apresentadas aos membros do Coleprecor.