Pela oitava vez, em 36 mandatos, uma mulher assumiu a presidência do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor). A desembargadora Ana Carolina Zaina, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região (TRT-PR), foi empossada na presidência do colegiado, nesta terça-feira, 29, em Foz do Iguaçu, no encerramento da 9a reunião ordinária do Colégio em 2022. Ela trabalhará em conjunto com o corregedor do TRT do Maranhão, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, vice-presidente, e com o corregedor do TRT de Minas Gerais, Fernando Rios Neto, novo secretário geral.
Em seu discurso de posse, a nova presidente homenageou a primeira mulher a exercer o cargo, a desembargadora aposentada Adriana Nucci Paes Cruz, também do TRT do Paraná, presente à cerimônia, assim como outro homenageado, o ministro aposentado e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Emmanoel Pereira, que à frente do TST enfatizou as pautas da igualdade de gênero, e que disse torcer para que a presença feminina cresça continuamente em todos os cargos de comando, até que isso se torne rotineiro.
O presidente do TRT do Espírito Santo, Marcello Mancilha, que concluiu o mandato como presidente do Coleprecor, destacou a relevância da organização como instância de diálogo e principal canal de interlocução entre os Tribunais Regionais e o TST e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). No Coleprecor, disse ele, reverberam as inquietações dos Tribunais de diferentes lugares do País, e o exercício de suas atividades é facilitado pela visão holística que desenvolveu ao longo de sua história.
Agradecendo a todos os que participaram, colaboraram ou deram suporte à administração que se encerrou, o desembargador Mancilha enfatizou que o Coleprecor não mediu e não medirá esforços para estreitar as relações institucionais, no intuito de fortalecer a Justiça do Trabalho e demonstrar sua importância no contexto da sociedade brasileira. “Onde quer que estejamos nós, presidentes e corregedores, sempre haverá espaço de dialogo, proatividade e muito trabalho”, concluiu.
A nova presidente ressaltou o trabalho realizado pela equipe que deixou a administração do Coleprecor, “findando um ano de incansável labuta, em que a Justiça do Trabalho enfrentou o desafio do retorno às atividades presenciais, após vencido o ineditismo do Covid-19, quadra histórica, cujos indeléveis registros assentam que até mesmo o conceito de presença se fez incerto”.
Destacando a continuidade das linhas de trabalho do Coleprecor, a desembargadora afirmou que os mandatos prosseguem naqueles que os sucedem, pois construímos sobre a obra dos que nos antecederam, edificando em fluxo, e fazemo-lo em conjunto, em contato uns com os outros, oferecendo e recebendo apoio”.
Estas, prosseguiu a nova presidente, talvez sejam as principais marcas do Coleprecor, “continente a albergar compartilhamento e alinhamento, no qual, suprindo-nos reciprocamente de magistrais conhecimentos e ensinamentos, aproximamo-nos, afinando estratégias em respeito às especificidades”.
O mandato da nova diretoria será de 12 meses e a próxima reunião do colegiado está prevista para o próximo mês de fevereiro.
Na cerimônia, apresentou-se a banda da Guarda-Mirim de Foz do Iguaçu.
CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DA CERIMÔNIA DE POSSE
Fotos: Jason Silva
GN/Ascom-TRT-PR
Contato:
gladimirnascimento@trt9.jus.br
41 99982 0988