Uma explanação do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, abriu na manhã de quarta-feira, 19/10, os trabalhos do segundo dia da 8ª Reunião Ordinária do Coleprecor, que contou ainda com a participação do presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, e da corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa. Acompanhado da juíza auxiliar Roberta Ferme Sivolella, o ministro Salomão destacou a parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e a interação com os membros do Coleprecor, que possibilitam a troca de experiências e a identificação de oportunidades de melhoria.
O ministro Luis Salomão apresentou também um breve balanço das iniciativas adotadas pela Corregedoria Nacional de Justiça. “Temos inúmeros desafios e estabelecemos prioridades, verificando questões disciplinares, processos sensíveis que aguardavam solução e operações que envolvem a esfera judicial e correicional”. Ele considerou o momento atual, às vésperas da eleição presidencial, o mais relevante da história para o Judiciário desde o advento da Emenda Constitucional 45. “Tivemos que adotar algumas medidas de reforço e alinhamento para preservação da atuação do Tribunal Superior Eleitoral ”.
O corregedor nacional ressaltou que os números da Justiça do Trabalho devem ser comemorados, principalmente com relação ao prazo médio de tramitação dos processos. “É uma Justiça que vem avançando bastante, alinhada às metas da Corregedoria, da qual iremos discutir brevemente em um encontro nacional”. Outro ponto que chamou a atenção do ministro é a utilização pela JT de ferramentas consensuais de conflitos, muito acima da média se comparada à Justiça comum.
Homenagem
Na ocasião, a presidente e a corregedora regional do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), desembargadoras Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla e Ana Paula Pellegrina Lockmann, também vice-presidente do Coleprecor, promoveram a outorga da Comenda Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região ao ministro Luis Salomão.
Foto: Fellipe Sampaio (TST)