Blog categories

Comments

Coleprecor elege membros das comissões temáticas e define diretrizes para 2025

Presidentes e corregedores dos TRTs se reuniram entre os dias 18 e 19 de fevereiro, em Brasília.

O último dia da primeira reunião de 2025 do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), nesta quarta-feira (19/2), foi marcado pela eleição dos membros das comissões temáticas e pela análise de questões para o aprimoramento da Justiça do Trabalho. O encontro, que começou na terça-feira (18/2), foi realizado no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Desembargadora Adenir Carruesco.

Veja o álbum de fotos

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Coleprecor, desembargadora Adenir Carruesco (TRT-23). Na mesa, também estavam a vice-presidente, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti (TRT-4) e o secretário-geral, desembargador Amarildo de Lima (TRT-12).

Eleição das Comissões Temáticas

A manhã de quarta-feira iniciou com a avaliação das comissões existentes. Foi decidido pela criação da Comissão de Sustentabilidade. Também se definiu pela extinção da Comissão Temporária de Teletrabalho.

Desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti.

Confira os membros das comissões:

Comissão de Comunicação
Desa Adenir Alves da Silva Carruesco
Desa Laís Helena Jaeger Nicotti
Des Amarildo Carlos de Lima
Desa Sueli Tomé da Ponte – suplente

Comissão de Estatuto
Des Amarildo Carlos de Lima
Des. Jasiel Ivo
Des. Eugênio José Cesário Rosa
Des. Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello V. – suplente

Desembargador Amarildo de Lima.

Comissão de Orçamento e Assuntos Legislativos
Desa Herminegilda Leite Machado
Des. José Ribamar Oliveira Lima Junior
Des. Eugênio José Cesário Rosa
Desa. Alzenir Bollesi de Plá Loeffler – suplente

Comissão Informática e PJe
Des. Amarildo Carlos de Lima
Des. Téssio da Silva Tôrres
Desa Herminegilda Leite Machado
Des Carlos Augusto Gomes Lôbo – suplente

Comissão de Segurança Institucional
Desa. Denise Alves Horta
Des. Narbal Antônio de Mendonça Fileti
Des. Paulo Alcantara
Des. Eduardo Serrano da Rocha – suplente

Comissão de Sustentabilidade
Des. Manoel Barbosa da Silva
Desa. Alzenir Bollesi de Plá Loeffler
Desa. Iara Teixeira Rios
Des. Jorge Alvaro Marques Guedes – suplente

Análise de requerimentos e aprovação da ata

Em seguida, foi feita a aprovação da ata da reunião de novembro de 2024, com a formalização das decisões do Coleprecor e a consolidação dos encaminhamentos para o ano de 2025.

O encontro foi finalizado com um consenso sobre a importância de dar continuidade ao trabalho iniciado na reunião, com um foco no aprimoramento da Justiça do Trabalho.

1º dia da reunião

A primeira reunião do Coleprecor de 2025 foi marcada por temas como redução da litigiosidade, cooperação institucional, Inteligência Artificial (IA), governança e mudanças nos agravos internos.

Mudança de paradigma na Justiça do Trabalho

O presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga , ressaltou a necessidade de uma mudança na forma de atuar da Justiça do Trabalho, com ênfase na qualidade das decisões e na adoção da cultura de precedentes. Ele enfatizou que a atuação consistente e previsível é fundamental para a segurança jurídica e para a eficiência do Judiciário.

Redução da litigiosidade e inovações

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou medidas para reduzir a litigiosidade, como a homologação judicial de acordos trabalhistas extrajudiciais, além de falar sobre a importância da criação de um Exame Nacional de Magistratura para padronizar os conhecimentos dos candidatos e garantir um padrão de excelência no Judiciário.

Cooperação institucional

A presidente do Coleprecor, desembargadora Adenir Carruesco, abordou a importância de fortalecer os laços institucionais e a cooperação entre os diferentes órgãos da Justiça do Trabalho, ressaltando que um trabalho conjunto é essencial para resolver os desafios do setor e proporcionar uma Justiça mais justa e eficiente.

Inteligência Artificial no Judiciário

O juiz auxiliar da Presidência do TST, Bráulio Gabriel Gusmão, apresentou as inovações trazidas pela aplicação da IA no Judiciário, destacando um projeto que já alcançou 11.500 usuários internos e demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada no aprimoramento dos processos judiciais.

Governança e inovação na administração pública

O auditor do Tribunal de Contas da União Wesley Vaz Silva ressaltou a importância da governança e da inovação na administração pública, com foco no impacto da IA, e alertou sobre a necessidade de uma transição responsável para a incorporação dessas tecnologias no Judiciário.

Mudanças no Agravo Interno

O coordenador da Coordenadoria de Agravos Internos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), Gustavo Martins Baini, abordou as mudanças no Agravo Interno, discutindo as implicações dessas mudanças na Justiça do Trabalho.

A próxima reunião do Coleprecor ocorrerá nos dias 25 e 26 de março.