A exitosa experiência do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região com o ‘Acerte a Meta’, projeto de gerenciamento dos dados estatísticos, foi o foco da primeira exposição da 9ª e última Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor) do ano. O evento ocorre em Brasília, entre quarta e quinta-feira (20 e 21).
Lançado em maio deste ano, o ‘Acerte a meta’ tem possibilitado a melhora no alcance das metas nacionais pelas unidades do Regional capixaba. “Vivemos o império dos números e somos o que os números dizem que somos”, destacou a presidente do TRT17, desembargadora Ana Paula Taucedo Branco, ao falar sobre a importância do projeto.
Os trabalhos incluíram o desenvolvimento de uma nova plataforma de apresentação dos dados estatísticos, organizados em painéis no portal da inteligência corporativa do Tribunal e com indicadores essenciais para o acompanhamento do atingimento das metas nacionais pelas varas. A ferramenta também possibilita identificar inconsistências na alimentação dos dados e auxilia na tomada de decisões estratégicas.
Ana Paula Taucedo destacou que o projeto mobilizou magistrados e servidores internamente. “Depois que houve a compreensão do projeto, os nossos números mudaram em três meses”, disse ela, acrescentando que outros cinco tribunais já estão em contato com o regional para adoção do ‘Acerte a Meta’.
Abertura
A abertura dos trabalhos da 9ª Reunião contou com a participação do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira. Em sua fala, ele destacou a adoção, pelo TST, do novo formato de exibição de conteúdos nas páginas iniciais em seu portal na internet.
A padronização é parte das ações que buscam facilitar o acesso e reconhecimento, pelo cidadão, dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho e inclui, também, a adoção de uma marca única, conforme estabelecido na Resolução CSJT 243/2019. Até o momento, além do TST e CSJT, outros 10 TRTs já se adequaram aos padrões. A unificação da identidade visual deve ser concluída até dezembro deste ano.
Hackathon
A manhã do primeiro dia do Coleprecor também incluiu a assinatura de um termo de cooperação entre o TRT da 12ª Região e o CSJT que estabelece a cessão dos direitos patrimoniais das soluções tecnológicas levantadas no Hackathon. O evento, idealizado pelo Tribunal catarinense e realizado no mês de setembro, buscou incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para problemas das áreas judiciárias e administrativas da Justiça do Trabalho.