Blog categories

Comments

Projetos socioambientais do TRT/MT são apresentados no Coleprecor

Reduzida Mauricio

Presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho de todo país tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes os projetos socioambientais desenvolvidos pelo TRT de Mato Grosso. A exposição ocorreu durante as atividades da 7ª Reunião Ordinária de 2013 do Coleprecor, realizada em novembro na Estância Ecológica Sesc Pantanal, no município de Poconé (MT).

Coube ao chefe da Seção de Gestão Socioambiental do TRT mato-grossense, Maurício Snowareski, apresentar cada uma das ações desenvolvidas pelo regional nesta área.

Os participantes do encontro conheceram individualmente os projetos responsáveis por retirar do lixo comum de centenas de famílias de servidores, magistrados e terceirizados uma longa lista de materiais, desde os mais comuns, como papel, papelão, plásticos, latas de alumínio e embalagens longa vida, até outros cuja a reutilização é mais complicada, a exemplo dos tubos de pasta, radiografias, pilhas, baterias de celular e óleo de cozinha, entre outros.

Conforme explicou Snowareski, os projetos, além de proporcionarem redução de impactos ambientais causados pela atividade judiciária, também contribuem para a geração de renda a integrantes de cooperativas e associações de catadores envolvidos no processo. Essas ações também resultam na destinação de recursos financeiros para cerca de 30 instituições assistidas pelo Comitê Pró-Infância, entidade mantida por magistrados e servidores do TRT de Mato Grosso.

Ainda segundo o servidor, os projetos estão alinhados com a Gestão Estratégica do Tribunal, particularmente com o objetivo que busca ampliar e fortalecer ações voltadas à responsabilidade social e ambiental, cujos sucessos dependem fortemente do envolvimento dos integrantes da organização.

Texto: Zequias Nobre – TRT/MT
Fotos: Nelson Ferraz – TRT/MT