Blog categories

Comments

Novo sistema aprimora atividades do segundo grau no TRT da 4ª Região

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) desenvolveu um novo sistema de gerenciamento das atividades do segundo grau, o e-Jus². Entre outros avanços, o sistema cria um novo modelo de acórdão, que inclui os votos convergentes e divergentes, e possibilita a assinatura digital de 100% dos acórdãos durante as sessões de julgamento. A ferramenta foi apresentada nesta quarta-feira (10), pelo presidente da Comissão de Informática do TRT4, desembargador Ricardo Gehling, na 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor). O encontro aconteceu na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.
 
O e-Jus² será utilizado em gabinetes, salas de sessões e  secretarias das Turmas Julgadoras. Atualmente, o programa está em fase piloto, funcionando em apenas uma Turma, para em seguida ser implementado nas demais. Conforme Gehling, uma das principais vantagens é a integração de diversas funcionalidades em um único sistema. O e-Jus² possui editor de textos para redação de acórdãos e áreas de consulta a legislação, jurisprudência e documentos dos processos, como atas de audiência, sentenças e despachos. Há, ainda, uma área de administração de gabinete, que registra, sobre cada processo, as fases de desenvolvimento do voto, o grau de dificuldade, o tempo de espera e o assistente responsável.

Outro benefício trazido pelo programa, segundo o magistrado, é o texto estruturado em banco de dados. O acórdão é editado em fragmentos, que posteriormente são reunidos e geram o documento final. “Isso permite a consulta de jurisprudência apenas pelo teor da ementas, por exemplo”, comentou. O documento final é produzido em arquivo PDF.

Gehling também destacou a interatividade proporcionada pelo e-Jus². Por meio do programa, os magistrados podem trocar mensagens entre eles e também com os servidores dos seus respectivos gabinetes, inclusive durante sessão.

Desembargador Ricardo Gehling