Foram lançados nesta quarta-feira, 17/8, em cerimônia realizada na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, o Aplicativo Unificado do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (App-JT-Sigep) e o Portal dos Sistemas Administrativos Nacionais da Justiça do Trabalho (Sisad), desenvolvidos respectivamente pelo TRT-5 (BA) e pelo TRT-15 (Campinas/SP). As duas novas soluções tecnológicas são voltadas à magistratura e aos servidores da Justiça do Trabalho de todo o Brasil para consultas e autoatendimento funcionais.
Os desembargadores Marcello Maciel Mancilha (presidente do TRT-17), Ana Paula Pellegrina Lockmann (corregedora regional do TRT-15) e Daniel Viana Júnior (presidente do TRT-18), que compõem o corpo diretivo do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), nos cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral, respectivamente, prestigiaram o lançamento.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira. Segundo ele, as novas ferramentas lançadas pelo CSJT são “indispensáveis para a construção de uma Justiça do Trabalho mais moderna e informatizada, capaz de acompanhar a evolução global”. O ministro também ressaltou o protagonismo feminino na Administração dos TRTs da 5ª Região e da 15ª Região, na gestão das desembargadoras presidentes Débora Maria Lima Machado e Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, e ainda da corregedora da 15ª e vice-presidente do Coleprecor Ana Paula Pellegrina Lockmann. De acordo com o ministro, esses tribunais, órgãos parceiros do CSJT e responsáveis pelo desenvolvimento técnico do Sigep e do Sisad, refletem “a competência, o talento e a criatividade dessas gestoras”.
A desembargadora Ana Paula Lockmann ressaltou que as novas ferramentas representam um aperfeiçoamento importante da Justiça do Trabalho, no que se refere ao compartilhamento digital de informações para magistrados e servidores, e consequentemente para a busca de uma Justiça Social cada vez mais célere e efetiva também para os jurisdicionados”.
Aplicativo
Com o App JT Sigep, todas as pessoas que atuam na Justiça Trabalhista poderão realizar, por meio do seu celular, consultas e autoatendimento de serviços oferecidos pela ferramenta. Inicialmente estarão disponíveis funcionalidades como consulta de contracheque, férias, licenças médicas e emissão de carteira funcional. O acesso às informações em cada funcionalidade do aplicativo dependerá da concessão do acesso aos dados por parte dos TRTs. O aplicativo poderá ser baixado na Apple Store e na Play Store.
Para a presidente do TRT da 5ª Região (BA), desembargadora Débora Lima Machado, o compartilhamento do aplicativo com os outros tribunais regionais reflete na padronização do acesso à informação. “Queremos que a Justiça do Trabalho sirva, não somente ao jurisdicionado, mas também aos seus servidores, que são a essência para a realização da atividade maior, que é a prestação jurisdicional”, concluiu.
Portal de Sistemas
O Portal dos Sistemas Administrativos Nacionais da Justiça do Trabalho (Sisad) reunirá, em um só local, diferentes sistemas administrativos utilizados pela Justiça do Trabalho. Com isso, a ferramenta visa mais coesão e fluidez para os usuários internos, que poderão utilizar os variados sistemas a partir de um acesso centralizado, com uma única autenticação. A primeira versão contará com os seguintes sistemas administrativos nacionais: Sigep-JT, Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho (Sigeo-JT), e Sistema de Processo Administrativo Virtual e Ouvidoria da Justiça do Trabalho (Proad-OUV). Um dos destaques é que o Sigep-JT foi incorporado ao Sisad. Com isso, todos os módulos poderão ser acessados diretamente pelo portal. A solução também permitirá o lançamento de campanhas e pesquisas de forma instantânea para toda a Justiça do Trabalho. O Portal Sisad, apesar de centralizado, será totalmente customizável pelos tribunais da Justiça do Trabalho. Assim, eles poderão habilitar de imediato os módulos do Sigep-JT que já estão sendo utilizados em cada tribunal.