Blog categories

Comments

Ministra Dora da Costa ressalta importância das audiências presenciais na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Depois de dois anos de restrições impostas pela pandemia, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista ocorrerá no formato em que foi concebida pelo Ato CSJT.GP.SG nº 275/2015. A vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST)  e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Dora Maria da Costa,  gestora nacional das políticas judiciárias de solução de disputas do Judiciário Trabalhista, abriu os trabalhos  desta quinta-feira, 19/5, da 4ª Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) agradecendo o empenho de todos nos preparativos para a 6ª Edição, programada para a próxima semana, de 23 a 27 de maio de 2022.

ministra Dora explicou o tema da campanha publicitária deste ano: “Conciliar para  Recomeçar”, que foi inspirada na ideia de recomeço, representado pela retomada  das atividades presenciais nas unidades da Justiça do Trabalho, após o período de isolamento social provocado pela crise sanitária. “Ressalto a importância de que as audiências sejam presenciais.

Durante a pandemia, quando a realização das audiências de conciliação somente foi possível no formato telepresencial, as estatísticas demonstraram um  significativo decréscimo na quantidade de acordos celebrados e, consequentemente, dos valores alcançados”. A vice-presidente do TST e do CSJT reforçou também que a modalidade presencial gera maior conexão e contribui para a autocomposição de conflitos.

A cerimônia de abertura do mutirão ocorrerá ocorrerá no CEJUSC São José, pertencente ao TRT da 12ª Região (SC), no dia 23 de maio de 2022, às 10 horas. O encerramento está previsto para o dia 27 de maio de 2022, às 16h30, no TRT da 6ª Região (PE).  A ministra Dora anunciou o lançamento para o período da ‘Cartilha da Conciliação’, desenvolvida pela Vice-Presidência em conjunto com a Coordenadoria de Comunicação Social. “Conto com a participação, engajamento e motivação de cada Tribunal Regional aqui representado para que possamos fazer desta VI Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, mais uma vez, um grande sucesso, demonstrando por meio desta ação, o cumprimento da função social da Justiça do Trabalho em mais este viés”, finalizou.

A juíza auxiliar da Vice-Presidência do TST,  Kathleen Mecchi Zarins Stamato, solicitou o  empenho dos tribunais regionais na utilização das versões do PJe e do AUD4, disponibilizadas recentemente pelo  Grupo Nacional de Negócios (GNN). “Trata-se de uma solução mais ágil e moderna para obtenção dos dados estatísticos da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que eram feitos manualmente”, explicou.