Blog categories

Comments

Coleprecor tem início com homenagem ao ministro Walmir

O auditório-sede das reuniões do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF,  recebeu o nome do ministro Walmir Oliveira da Costa, em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 23/3. O evento deu início à programação da 2ª Reunião Ordinária do Coleprecor e fez parte das homenagens dedicadas ao magistrado que faleceu no ano passado em decorrência da covid-19.

O presidente do Coleprecor, desembargador Marcello Maciel Mancilha, presidente do TRT da 17ª Região, a vice-presidente, a corregedora regional do TRT da 15ª Região, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann e o secretário-geral da entidade, o desembargador Daniel Viana Júnior, presidente do TRT da 18ª Região, bem como diversos presidentes e corregedores dos tribunais trabalhistas, prestigiaram a solenidade. Para o presidente do TST , ministro Emmanoel Pereira, renomear o auditório do Tribunal é uma forma de perpetuar o trabalho exercido pelo ministro. “Walmir foi um exemplo de pessoa e de magistrado. Sua participação, nesta corte, sempre foi muito ativa. Ele enobreceu nossas vidas e de seus familiares”, destacou.

O ministro Vieira de Mello Filho emocionou a todos com seu discurso, ao lembrar a longa amizade com o paraense, que começou ainda na época da juventude. Ele contou que morou no mesmo local que o ministro Walmir por muitos anos e que vinham e voltavam para o TST sempre juntos, além de se encontrarem nas horas vagas para debater temas variados como direito e literatura. “Era um homem extremamente íntegro, honesto e que fez valer a exceção à meritocracia hereditária. Construiu sua carreira com muita dignidade, talento, trabalho, inteligência e competência e atingiu a maior instância do judiciário trabalhista”, pontuou.

Muito emocionado, o advogado Elthon José Gusmão da Costa, filho do ministro Walmir, agradeceu a homenagem. “Essa cerimônia coroou uma trajetória de muita luta pela justiça e pelo Direito do Trabalho. Fica a saudade por parte da nossa família. Meu pai amava o que fazia e amava estar aqui neste Tribunal”, contou. Também estiveram presentes na cerimônia a viúva, Maria dos Reis Gusmão da Costa, o filho Fernando Cleber Gusmão da Costa e o primeiro neto, que o ministro não chegou a conhecer.

Cerimônia marca aposição das fotos dos ministros Brito Pereira e Lelio Bentes Corrêa

Também como parte da programação da reunião do Coleprecor foi realizada na mesma data  a cerimônia de aposição das fotos do ministro João Batista Brito Pereira, na Galeria de Presidentes do TST, e do ministro Lelio Bentes Corrêa, na Galeria de Corregedores-Gerais da Justiça do Trabalho. O evento ocorreu no Salão de Recepções no 6º andar do bloco B do TST. Ministros do TST, desembargadores, advogados e servidores estiveram presentes.

O ministro Emmanoel Pereira iniciou a cerimônia homenageando o ministro João Batista Brito Pereira, que presidiu a Corte no biênio 2018-2020. “Foi um verdadeiro exemplo de empenho profissional e dedicação, sempre conduzindo, com muita oportunidade e eficiência, o dever de prestar a jurisdição”, destacou.  Em seguida, o ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, discursou em homenagem ao ministro Lelio Bentes Corrêa e citou a trajetória do magistrado à frente das correições. “Sinto que o ministro tem no coração o sentimento de dever cumprido, preparando-se para os próximos passos que lhe reservam missões talvez maiores, mas que você as desempenhará não só pelas suas qualidades, mas com um grupo de colegas que, certamente, o apoiará como sempre o apoiaram”, finalizou ele.

Com informações e fotos do TST