A presidente do TRT-5 (BA), desembargadora Débora Maria Lima Machado, e o presidente do TRT-12 (SC), desembargador José Ernesto Manzi, foram indicados como conselheiros do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), representantes, respectivamente, das Regiões Nordeste e Sul. Os presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho escolheram os novos membros na manhã desta quinta-feira, 24/3, durante a 2ª Reunião Ordinária do Coleprecor em Brasília/ DF. O mandato é de dois anos, com suplência exercida pelo vice-presidente do respectivo TRT. As regras do escrutínio seguem o Art. 2º, parágrafo 6º, do Regimento Interno do CSJT, que trata da composição do órgão e prevê rodízio entre os tribunais.
Os indicados devem ser nomeados pela Presidência do Conselho. “Entendo que temos uma missão a cumprir e me coloco a disposição”, afirmou a desembargadora Débora Machado. O desembargador Ernesto Manzi enfatizou a importância do cargo no CSJT para a abordagem de temas relevantes e de interesse dos tribunais trabalhistas. Os presidentes eleitos assumem o mandato em substituição aos desembargadores Anne Helena Rischer Inojosa (TRT-19/ Alagoas nordeste) e Sérgio Murilo Rodrigues Lemos (9ª Região/ PR).
Compõem o CSJT o presidente e o vice-presidente do TST, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, três ministros do órgão superior, eleitos pelo Tribunal Pleno e cinco presidentes de Tribunais Regionais do Trabalho, eleitos por região geográfica do país.
Foto: Ana Claudia de Siqueira/ TRT-15