De ataque cibernético ao uso de inteligência artificial com o objetivo de cumprir a Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa a integração da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Poder Judiciário, por meio da desjudicialização e da prevenção de litígios. Este será um dos temas da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) que ocorre na tarde de quarta-feira, 23/3, e na manhã de quinta-feira, 24/3, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília-DF.
O encontro, em formato híbrido, será marcado pela inauguração do auditório do TST que receberá o nome do ministro Walmir Oliveira da Costa. A solenidade acontece na quarta-feira, às 14 horas, e será comandada pelo presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira. Está prevista ainda a cerimônia de Aposição de Retratos dos ministros João Batista Brito Pereira e Lélio Bentes Corrêa, nas galerias de presidentes do TST e de corregedores-gerais da Justiça do Trabalho, respectivamente.
A programação de quarta-feira inclui palestra do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do TRT da 17ª Região, Johnathan Marques Silveira Carioca, que abordará os riscos do ataque cibernético. Na sequência, o assessor-chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica do CSJT, Ivan Gomes Bonifácio, fará uma palestra sobre Meta 9 do CNJ e o projeto piloto para implantação de pesquisa judicial com uso de algoritmo de inteligência artificial.
Na quinta-feira, o encontro contará com a participação do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos. Será realizada também a indicação de membros dos TRTs para compor o CSJT, conforme Ofício CSJT.GP.ASSJUR n.º 34/2022.
Coordenado pelo presidente do TRT-17, desembargador Marcello Maciel Mancilha, o Coleprecor tem como objetivo promover a integração dos TRTs de todo o território nacional, a intermediação das relações entre a Justiça do Trabalho e os poderes constituídos, além de fomentar o estudo de temas jurídicos e de questões judiciais de repercussão. A gestão 2022 tem como vice-presidente a corregedora regional do TRT-15 (Campinas/SP), desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, e como secretário-geral o presidente do TRT-18 (GO), desembargador Daniel Viana Júnior.